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Educação Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental

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Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Projeto PIBID


Alunas bolsistas do curso de Pedagogia da FACIP (Faculdade de Ciências Integradas) – UFU juntamente com a Prefeitura Municipal de Ituiutaba realizam o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na rede pública de ensino.


O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) tem como finalidade valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena, das instituições municipais públicas e comunitárias, sem fins econômicos, e de educação superior.
A partir desse princípio, o projeto está sendo realizado desde abril de 2010, na Escola Municipal Professor Ildefonso Mascarenhas da Silva, com a colaboração da Diretora Maria Das Graças Miranda Barreto Pinto que acredita na pesquisa de campo e nas contribuições para o ensino-aprendizagem dos alunos da instituição, visando ainda a formação continuada dos professores e o auxílio na formação acadêmica das alunas bolsistas.
O Subprojeto é composto pela coordenadora Vilma Aparecida de Souza e Valéria Moreira Rezende professoras da Universidade Federal de Uberlândia; dez alunas bolsistas: Camilla Souza Queiroz Silveira, Débora Cristine de Souza, Izis Almeida Domingues, Kênia Márcia Rodovalho Giroto, Mara Rúbia Teixeira Machado, Maria de Lourdes Santos Damaso, Maria Heloísa da silva, Mariane Gomes Pereira, Marlúcia Batista Vilela e  uma professora supervisora: Fernanda Borges Ferraz Lorena Franco; e as atuais professoras dos primeiros anos do Ensino Fundamental: Cleibiana, Ione, e seus alunos.
O principal foco estabelecido é a utilização de recursos lúdicos no processo da alfabetização, considerando-se que esta é uma das alternativas contribuintes para o desenvolvimento da construção do conhecimento significativo, estimulando a criatividade, o brincar com prazer, a socialização e o aprender com o outro em interação com o meio.
As atividades do projeto são desenvolvidas as terças, quinta e sextas. Nos primeiros dias da semana planejamos com as professoras e supervisora da escola, em seguida as licenciandas  produzem materiais pedagógicos para aplicação da intervenção; na quinta há uma reunião composta por dois momentos: o grupo de estudo de referencias que nos dão base teórica e a conversa informativa entre os membros participantes do projeto; e na sexta-feira, vamos para a sala de aula levando sempre surpresas para os alunos participantes do projeto, propiciando um ambiente de aprendizagem também para as licenciandas  que através do contato com o real, estabelecem a relação entre teoria e prática.

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